O prefeito de Capivari de baixo, Moacir Rabelo da Silva, na condição de vice-presidente da AMUREL representou a Associação de Municípios da Região de Laguna no evento realizado ontem (19) à noite na Associação Empresarial de Tubarão – Acit, que teve como principal objetivo esclarecer à comunidade aspectos do gerenciamento, funcionalidade e viabilidade do Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna Humberto Ghizo Bortuluzzi.
O evento contou com a presença do vice-governador Eduardo Moreira, do presidente da Assembleia, Joares Ponticelli, dos secretários de estado de Infraestrutura do Estado, Valdir Cobalchini, e de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althof, dos deputados estaduais Valmir Comin e Manoel Mota, prefeitos, vereadores, secretários das três SDRs e diversas autoridades políticas e empresariais do Sul do Estado. Também participaram os representantes da RDL, empresa que administrará o aeroporto, Ronaldo de Castro, presidente, Walmir dos Santos Silva Júnior e Fernando Linhares de Castro, diretores.
O deputado Joares Ponticelli lembrou que a Ferrovia Tereza Cristina, originalmente projetada para ligar Porto Alegre à região sudeste nunca chegou a cumprir seu papel, passados 142 anos do início dela, mas que ele não tem dúvida que o aeroporto de Jaguaruna não passará dos 14 anos de espera (há 13 anos o projeto foi iniciado). Também lembrou do bairrismo que havia no início do processo: "Enquanto brigávamos como burros entre microrregiões, não crescíamos, e outras regiões cresciam. A número de autoridades aqui mostra que essa fase está superada", acredita.
O vice-governador Eduardo Moreira ressaltou que o governo do Estado tem dado muita importância ao projeto do aeroporto e que se ele ainda não entrou em operação não se deve por desdém do governo, mas sim pela burocracia e demora natural de uma obra dessa magnitude.
Walmir garantiu aos presentes que está confiante que as empresas aéreas Gol e TAM sejam as primeiras a assinar contrato com o aeroporto para operar com vôos regulares, sendo que o vôo inaugural já está marcado para dia 12 de outubro. Os funcionários que trabalharão diretamente no aeroporto já devem ser deslocados para lá na próxima semana. Uma das preocupações dos empresários é em relação à escala. Para o presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) Olvacir Fontana, é fundamental termos escala internacional. "A Amurel está orgulhosa de ter feito parte desta caminhada, de ter contribuído fortemente para a realização deste sonho que agora começa a se concretizar. O aeroporto, junto com outras obras e equipamentos de infraestrutura são fundamentais para o desenvolvimento da região", destacou o vice-presidente da AMUREL, prefeito Moacir Rabelo.
Assessoria de Imprensa – AMUREL