Iniciou hoje de manhã (9) a capacitação em saneamento básico, planejamento urbano e fiscalização ambiental. O curso pretende contribuir para a melhoria das técnicas de gerenciamento dos projetos de saneamento, oferecer diretrizes para o planejamento urbano sustentável, além de contribuir para a formação dos setores de fiscalização ambiental e avaliação de impactos ambientais de projetos de urbanismo e de infraestrutura nos municípios. O evento é promovido pela Unisul e tem o apoio da AMUREL. O curso terá duração de três semanas intercaladas e encerra em 14 de outubro.
Participaram da abertura o prefeito de Tubarão e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento, Olávio Falchetti, O pró-reitor da Unisul, professor Luciano Marcelino, o promotor de justiça Sandro de Araújo, titular da 6ª Promotoria de Justiça da Vara de Meio Ambiente de Tubarão, o superintendente da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão, Afonso Furghestti e o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann. "É com orgulho que a AMUREL abre as portas para mais essa capacitação que, embora não seja promoção nossa, engrandece a Associação. Enquanto prefeito já manifestei a preocupação de aprofundar as tratativas sobre saneamento básico desde 2006 e é muito bom ver, hoje, o consórcio de saneamento se consolidando e capacitações como esta", disse Celso em seu pronunciamento.
O período da manhã também teve a palestra do promotor Sandro de Araújo e de Euclides Magri. No período da tarde os trabalhos ficaram por conta do professor José Gabriel da Silva, da Unisul. O primeiro módulo, sobre tratamento e esgotamento sanitário prossegue até 16 de setembro. Os dias 23, 24, 25, 26, 27 e 30 de setembro estão reservados para a disciplina de projeto de redes de abastecimento de água e estações de tratamento. Já o conteúdo sobre fiscalização e licenciamento de projetos ambientais será visto nos dias 7, 8, 9, 10, 11 e 14 de outubro.
Assessoria de Imprensa – AMUREL