O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente – Cegema esteve reunido na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM na última sexta-feira (18), para a 1ª reunião do grupo no ano. O encontro ocorreu logo após o término do Seminário Estadual de Saneamento Ambiental, que ocorreu na capital catarinense entre os dias 17 e 18 de outubro. O objetivo foi o de trocar experiências entre as associações de municípios e municípios do estado além de discutir ações voltadas às políticas públicas da área ambiental.
O assunto central das discussões foram os planos de resíduos sólidos e os convênios propostos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável com as associações de municípios para elaboração e financiamento dos planos. A pauta será novamente levantada no dia 21 de novembro quando o Cegema volta a se reunir.
Estiveram presentes representantes da AMMVI, AMPLANORTE, AMMAUC, AMURES, AMUREL e AMARP.
Associações de municípios
Durante a reunião a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI apresentou ao colegiado o trabalho que vem desenvolvendo em sua região referente à gestão de resíduos sólidos e com convênios com entidades alemãs e suecas. A Associação dos Municípios da Região de Laguna – AMUREL apresentou para o grupo a experiência com a formação de um colegiado regional com destaque para a capacitação de gestores municipais de Meio Ambiente, principalmente sobre resíduos sólidos.


Assessoria de Imprensa da AMUREL (com informações da Ascom FECAM)