Levantamento divulgado nesta quinta-feira, 31, mostra que 63,8% das rodovias brasileiras apresentam problemas fundamentais ligados à pavimentação, sinalização ou geometria da via. A pesquisa – realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) – avaliou 96.714 km de rodovias, o equivalente a toda a malha federal pavimentada e às principais rodovias estaduais. De acordo com o estudo, piorou o estado das rodovias brasileiras no último ano. Em 2012, o percentual era de 62,7%.
Em relação ao pavimento, a entidade avaliou se as vias atendem a atributos como capacidade de suportar efeitos do mau tempo e estrutura forte para resistir ao desgaste e permitir o escoamento da água. Segundo a CNT, 46,9% do total avaliado apresentaram deficiência nesta questão.
Sobre a sinalização, a pesquisa indica 67,3% da extensão pesquisa apresenta problemas. A CNT destaca que esse problema é preocupante, tendo em vista os sinais de trânsito têm a finalidade essencial de transmitir aos motoristas informações e instruções para garantir a movimentação correta e segura dos veículos.
O resultado acerca da geometria das vias é ainda mais preocupante: 77,9% não estão em padrões satisfatórios. Para a CNT, a implantação de projetos geométricos inadequados limita a capacidade de tráfego, aumenta custos operacionais e pode causar acidentes.
As rodovias concessionadas são mais bem avaliadas. Em relação ao estado geral, 84,4% foram classificadas como ótimas ou boas. Apenas 15,6% ficaram no patamar de regular, ruim ou péssimo. A situação se inverte quando são analisadas as rodovias sob gestão pública – 26,7% têm condições ótimas ou boas e 73,3% não estão em condições satisfatórias.
Investimentos
A entidade também mostrou que faltam investimentos nas rodovias brasileiras. Segundo a Confederação, do total de R$ 12,7 bilhões autorizado pelo governo para as rodovias em 2013, apenas 33,2% foram pagos até o início de outubro, o equivalente a R$ 4,2 bilhões. Em 2012, foram pagos R$ 9,4 bilhões (50,3%) do total autorizado, R$ 18,7 bilhões. A CNT estima que o investimento mínimo necessário para melhorar a infraestrutura das rodovias é de R$ 355,2 bilhões.
Além disso, a CNT destaca que rodovias em estado precário de conservação aumentam o curso operacional do transporte. Em relação ao Meio Ambiente, a entidade ressalta que rodovias com pavimento adequado proporcionam uma economia de até 5% no consumo de combustível, diminuindo, também, a emissão de gás carbônico.
Veja aqui mais informações sobre a Pesquisa CNT de Rodovias 2013.
Agência CNM, com informações da CNT