Os presidentes da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Marco Rocha, e da Associação dos Municípios do Médio Piranhas, Cristovão Amaro Filho, visitaram a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 13 de novembro. Na oportunidade, eles destacaram a necessidade de conscientizar a população brasileira sobre os atuais problemas enfrentados pelos gestores municipais.
Marco Rocha defendeu a elaboração de uma cartilha a fim de esclarecer a sociedade em geral sobre a situação financeira dos Municípios brasileiros. "A situação é caótica. Então, acho fundamental esclarecer a população em relação a isso. Em relação às dificuldades que estamos enfrentando", destacou.
Reforçando essa visão, Cristovão Filho lembrou que o prefeito é aquele que está na ponta, ou seja, que lida diretamente com os problemas da população. "Temos que ir para as ruas. É importante que os munícipes estejam cientes dessa situação a fim de entender que muitas vezes o que falta não é a vontade, mas sim recursos para resolver os problemas", disse.
Agência CNMAgência CNMPiso do magistério
Marco Rocha também destacou a necessidade de reajuste do piso salarial do magistério. E afirmou que os prefeitos não são contrários ao reajuste, mas apenas à forma por meio da qual os gestores municipais têm sido obrigados a arcar com essas medidas.
"As pessoas têm que entender que nós não estamos contra os professores. Pelo contrário, nós queremos valorizar a categoria. Mas esse aumento não deve ser uma obrigação do Município, e sim da União. É uma responsabilidade que o governo federal tem que assumir", esclareceu.