O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 19, o Projeto de Lei da Câmara (PLC 81/2013) que permite a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Esta agência será responsável por executar políticas em extensão rural para aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentou emenda para compor o Conselho Administrativo da Anater com o objetivo de representar os Municípios. Porém, a proposta foi rejeitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A empresa irá funcionar como serviço social autônomo, semelhante ao Sistema "S". Ela irá atuar em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), concentrando o seu foco na cadeia produtiva do leite em microrregiões, em agricultores no semiárido do Nordeste, no Programa Agricultura de Baixo Carbono, na Agroecologia, na produção orgânica e no acesso às tecnologias avançadas. O projeto segue agora para a sanção presidencial.


Da Agência CNM com informações da Agência Senado