A partir de agora, quem for tirar carteira de motorista na categoria B terá de usar um simulador de direção antes das aulas práticas. A medida instituída por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor no dia 31 de dezembro de 2013. Ela é destinada a alunos de auto-escolas que desejam habilitação para conduzir veículo motorizado com lotação máxima de oito pessoas.

De acordo com o Contran, o uso do equipamento viabilizará melhor formação de condutores, por permitir a exposição a situações virtuais sem comprometer a segurança e a integridade do motorista e de seu instrutor. Pela nova regra, após as aulas teóricas, os alunos deverão ter cinco horas de treinamento com o simulador para, só depois, começarem as aulas de direção nas ruas.

Os Centros de Formação de Condutores, ainda segundo o Conselho, só poderão utilizar o equipamento previamente certificado e posteriormente homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse será responsável pela fiscalização do cumprimento dos requisitos e exigências definidas.

A área técnica de Trânsito da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a nova obrigatoriedade segue uma tendência mundial. A simulação de condições de trânsito como etapa preliminar às aulas práticas é uma forma de avaliar a coordenação motora dos candidatos e a habilidade para direção de veículos automotores.

Medidas
No entanto, a entidade ressalta que, por outro lado, a providência não pode estar isolada na tarefa de formar o cidadão para conduzir veículo. Para a CNM outras medidas também são necessárias, como por exemplo: ampliar a carga horária de aulas práticas de direção; viabilizar que o candidato se submeta as reais condições de trafego – incluindo situações de maior risco, como em rodovias e horário noturno; e atuação mais rigorosa dos órgãos de trânsito para que façam valer as penas restritivas ao direito de dirigir.

Nos Estados Unidos, estudos realizados pelo National Center Injury indicam que o uso do simulador pode reduzir até à metade o número de acidentes nos primeiros 24 meses de habilitação. Já, segundo o Ministério das Cidades, a maior parte dos acidentes está associada à imprudência ao volante, que engloba desobediência à sinalização, abuso da velocidade e direção sob efeito de álcool. Outra parcela dos acidentes ocorridos no Brasil credita-se à falta de competências para a direção.

Testes
Estudos feitos no Brasil, durante o desenvolvimento do protótipo ideal de simulador de direção, comprovaram que os caminhoneiros que tiveram aulas com o uso do simulador provocaram menos acidentes após obtenção da carteira do que aqueles que não fizeram uso do equipamento.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil