Encerrou nessa sexta-feira (31), o prazo para o registro de chapas que concorrerão à eleição da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Foi mantido o consenso de revezamento entre as regiões e partidos, com registro de uma chapa única.
A eleição e posse ocorrem no dia 11 de fevereiro, às 17h40, durante Assembleia Geral Ordinária da FECAM, após a solenidade de abertura do XII Congresso Catarinense de Municípios. O mandato é de um ano. O atual presidente é o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.
No total são seis cargos para o Conselho Executivo e 15 cargos para o Conselho Fiscal, sendo oito titulares e sete suplentes, totalizando as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina.
A chapa única registrada ficou assim composta: Para presidente está indicado o prefeito de Taió (AMAVI), Hugo Lembeck (PMDB), atual 1º vice-presidente. Para 1º vice-presidente ficou José Claudio Caramori (PSD), prefeito de Chapecó (AMOSC); 2º vice-presidente José Carlos Deschamps (PP), prefeito de Biguaçú (GRANFPOLIS); 3º vice-presidente Leonel José Martins (PSDB), prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI); 1º secretário Luiz Carlos Xavier (PDT), prefeito de Otacílio Costa (AMURES) e 2º secretário Paulo Roberto Weiss (PT), prefeito de Rodeio (AMMVI).
Cada Associação de Municípios tem direito a indicar um prefeito para representar a sua região. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos 21 presidentes das Associações de Municípios de Santa Catarina, formam o Conselho Político da FECAM.
Já a área técnica é formada pelos diretores de Articulação Institucional e Executivo, coordenadores e assessores.
Estavam presentes no registro da chapa o atual presidente e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi; o 2º vice-presidente e prefeito de Biguaçú, José Carlos Deschamps; o secretário executivo da GRANFPOLIS, Miguel Augusto Forbeck Faraco; os diretores da FECAM Celso Vedana, de Articulação Institucional, Celso Vedana; Alexandre Alves, Executivo; e os diretores da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, Adir Faccio, e do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal, Gilsoni Albino.