A AMUREL, as demais associações de municípios do Estado e a Federação Catarinense de Municípios – FECAM realizam nesta sexta-feira (11 de abril) uma mobilização estadual, a partir das 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Prefeitos de todas regiões do Estado participarão.
O ato de protesto faz parte da campanha "Viva o seu Município", deflagrada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. As manifestações deverão ocorrer em todas as capitais do Brasil durante todo o dia de sexta-feira e também em municípios do interior. A orientação é que os serviços essenciais não deverão ser paralisados.
A ideia é promover um Dia Cívico, de protestos pacíficos, com distribuição de panfletos para informar as dificuldades enfrentadas pelos municípios, despertando a cidadania de cada um.
Na Alesc, em Florianópolis, a mobilização contará com a presença dos prefeitos que compõem o Conselho Político da entidade (Conselho Executivo, Fiscal e Deliberativo) e executivos e presidentes das Associações de Municípios. Também estão sendo convidados para o ato deputados estaduais, assim como, os deputados federais e senadores, que compõem a Fórum Catarinense no Congresso Nacional, representantes dos governos federal e estadual, de entidades, instituições e da sociedade civil organizada.
Na oportunidade, será apresentada a pauta municipalista. Às 9h30, acontece uma coletiva de imprensa quando serão detalhadas as reivindicações dos municípios pelo presidente da FECAM, Hugo Lembeck, juntamente com os demais membros da diretoria.
Pauta:
Plenarinho Paulo Stuart Wright
Assembleia Legislativa do Estado – ALESC
Florianópolis
9h30 – Coletiva de imprensa;
10h – Apresentação e Defesa da Pauta Municipalista Catarinense, Nacional e Debates;
12h – Encerramento.