O presidente da AMUREL Moacir Rabelo da Silva, o diretor executivo da Associação Celso Heidemann, prefeitos e secretários de vários municípios associados representarão a entidade e a região nesta sexta-feira, 11 de abril, em Florianópolis, na mobilização nacional que entidades e municípios estão promovendo. O evento acontece no plenarinho Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa do Estado, e prevê uma coletiva com a imprensa às 9h30min, apresentação e defesa da Pauta Municipalista Catarinense, Nacional e debates, a partir das 10h, com encerramento previsto para o meio-dia. Hoje de manhã (10) a AMUREL afixou uma faixa na fachada da sede, com a logomarca da campanha e das entidades promotoras, e com o dizer "Vamos juntos lutar pela saúde financeira dos municípios brasileiros".
Os prefeitos da região foram convidados a cada um organizar suas manifestações de apoio à campanha de acordo com a possibilidade e criatividade. Para isso receberam material gráfico digitalizado.
Os municípios brasileiros estão com grandes dificuldades financeiras. As crises cíclicas estão fazendo com que a cada ano os municípios percam sua capacidade de investimento. As despesas e obrigações impostas pelas diferentes esferas de poder são cada vez maiores e os recursos são insuficientes para arcar com as obrigatoriedades. Por isso, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, as associações de municípios de Santa Catarina, entre as quais a AMUREL, juntamente com as demais federações e entidades estaduais, aderiram à campanha "Viva seu Município", da Confederação Nacional de Municípios – CNM. "Uma associação com a representatividade e importância da AMUREL não poderia nunca ficar ausente de uma mobilização deste porte. E sabemos como poucos o quanto os prefeitos e municípios estão passando nos últimos tempos", declarou o presidente Moacir Rabelo.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL