O presidente do Tribunal de Contas União (TCU), ministro João Augusto Ribeiro Nardes, enfatizou nesta terça-feira (29/4), em Florianópolis, que as dificuldades em concluir as obras programadas para a realização da Copa do Mundo no país são resultados da falta de planejamento. A afirmação foi feita durante abertura do "Diálogo Público – Para Melhoria da Governança Pública", evento promovido pelo TCU, Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).
Durante a programação, foram apresentados os conceitos da governança para o aprimoramento da gestão pública e abordados temas como licitações e contratos, convênios, receitas públicas e controle interno. A ideia foi abrir um canal de comunicação com os agentes e gestores públicos para prevenir falhas e irregularidades e, consequentemente, a aplicação de multas e determinação de devolução de recursos aos cofres públicos.
O presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, proferiu palestra sobre o tema "Corrupção Pública e Privada". Na oportunidade, defendeu várias medidas para tornar mais eficaz e eficiente o combate à corrupção na gestão pública. Entre elas, maior agilidade da justiça nos casos de improbidade administrativa.

Fonte:TCE/Acom