A AMUREL esteve representada ontem (13), em Floranópolis, em reunião com técnicos, gestores de turismo e responsáveis por este setor nas associações de municípios do Estado, para tratar da proposta da Federação catarinense de Municípios – FECAM de criação de um colegiado estadual de gestores de Turismo ou de um conselho estadual de gestores de turismo. A reunião aconteceu no Hotel Bruggemann, no Estreito.
A reunião foi conduzida e coordenada por Raquel Pedroso Rodrigues, assessora em Turismo e Cultura da FECAM, e começou com a apresentação dos colegiados regionais e apontamento das dificuldades e demandas das regiões. Este item da pauta tomou todo o período da manhã. À tarde os participantes passaram a discutir propostas do formato ideal do órgão que vai reunir todas as regiões do Estado; se um colegiado de turismo ou um conselho de turismo. As propostas ainda estão sendo amadurecidas e voltarão a ser discutidas num encontro estadual marcado para dia 22 de julho, em Rio do Sul.
A Assessoria Jurídica da FECAM também aproveitou a reunião para esclarecer a situação regulatória do Turismo Rural na agricultura familiar (Traf) em Santa Catarina (LEI TRAF/SC 14.361/2008), e o estágio em que se encontra este tema no Estado. O grupo elaborou ainda um oficio a ser encaminhado pela FECAM ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, elencando dificuldades e sugestões de trabalho nas regiões.
Por último, foram definidos um calendário de encontros e as diretrizes de trabalho para o ano de 2014.
Dez associações mandaram representantes e gestores de diversos municípios também participaram das discussões. A AMUREL foi representada pelo jornalista e assessor de imprensa Álvaro Dalmagro, responsável pela formação do Colegiado de Turismo na AMUREL.
Assessoria de Imprensa