Cinema também é feito para crianças e para oferecer a oportunidade de assistir filmes brasileiros de curta metragem, feitos especialmente para elas, Imbituba recebe o Circuito Estadual de Cinema Infantil, que será exibido entre os dias 21 e 23 de maio. O evento será no Teatro Usina, com entrada gratuita. O circuito é composto de dez filmes voltados para o público infantil, todos com classificação indicativa acima de 4 anos de idade. No primeiro dia a sessão é única, às 19h, e nos dias seguintes serão duas sessões, às 10h e às 15h.
O evento em Imbituba é uma realização da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, em parceria com a Cia. Desmontagem Cênica. O Circuito Estadual de Cinema Infantil surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas metragens brasileiros exibidos durante o evento na capital para os outros municípios catarinenses.
De acordo com a diretora geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e do Circuito Estadual de Cinema Infantil, Luiza Lins, os filmes são educativos. "Através desses filmes, a criança pode ter acesso a um cinema diferente daquele que assiste na televisão ou na sala comercial, além de conhecer um pouco da cultura de outros lugares. São histórias divertidas que transmitem noções de cidadania e de identidade cultural, além de mostrar a diversidade cultural do país", explica.
A coordenadora do Circuito na cidade, Gláucia Maindra, convida toda a comunidade. "Em nome da Secretaria de Cultura, estamos organizando essa mostra, que é importantíssima, e criando meios para que a Mostra de Cinema Infantil seja um grande sucesso entre as crianças em nossa cidade. Desejo que a diversão posse abranger os familiares, educadores e seus acompanhantes. Encantamento não tem idade", afirma.
A entrada é gratuita, porém devido ao limite de lugares no Teatro Usina, nas sessões dos dias 22 e 23, as escolas precisam agendar a participação através do e-mail bibliotecaimbituba@gmail.com. Haverá venda de pipoca e suco, feita pelos alunos da Escola Básica João Guimarães Cabral, com o objetivo de arrecadar dinheiro para a formatura, sendo que o pacote de pipoca custará R$ 1,00 e o copo de suco R$ 0,50. "Nos últimos eventos de cinema os participantes sentiram a falta de uma pipoquinha, então acolhemos a participação dos formandos. Aproveitamos e pedimos para que cada um traga sua caneca, evitando a poluição com copos descartáveis, já que focamos na consciência ambiental", comenta Gláucia.
Para saber mais sobre o Circuito, acesse:
http://www.mostradecinemainfantil.com.br/circuito-estadual-de-cinema-infantil/filmes-do-dvd-do-circuito-estadual-de-cinema-infantil/#sthash.ADNWBhgw.dpuf
Visite a página do evento em Imbituba na rede social:
https://www.facebook.com/events/739432576108754/
Serviço
Circuito Estadual de Cinema Infantil
Dia 21/5 sessão única às 19h
Dias 22 e 23/5 sessões às 10h e às 15h
Local: Teatro Usina, na avenida Dr. João Rimsa, Centro
Entrada gratuita
Programação
A sessão terá duração de 1h47, com programação única em todas as sessões
1 – A história dos meninos que andavam de noite
[Flavio Barone, ficção, SP, 2013, 15 min] Diego é obrigado a passar o feriado com Vicente, seu meio-primo cadeirante. Com a descoberta dos segredos escondidos nas sombras do sítio, o que parecia chato, se transforma em uma grande jornada de aventura e amizade.
2 – De martelos e serrotes
[Jackson Abacatu, animação, MG, 2012, 2 min]
Trabalhadores em uma oficina de marcenaria… ou não?
3 – Souvenirs de verão
[Luiza Carneiro e Marina Erlanger, ficção, RJ, 2012, 13 min]
Juju tem nove anos e se apaixona pela primeira vez. Como não entende o que está sentindo, ela pensa que está doente. Determinada a resolver seu problema, começa uma jornada para descobrir o que é o amor.
4 – Encantadores de história
[Raquel Piantino, animação, DF, 2013, 7 min]
Por meio da música e do movimento, personagens inspirados no livro "As mil e Uma Noites" celebram a continuidade da vida e o renascimento do maravilhoso. Uma atmosfera mágica, na qual reinam gênios e humanos viajantes por terras infinitas e inimagináveis.
5 – Com os pés na cabeça
[ Scorza e Gabriela L. Dalmasso, ficção, RJ, 2012, 15 min]
Em uma área rural, Zeco, filho de uma lavadeira e de um trabalhador, ajuda a mãe entregando roupas para os seus clientes. Assim conhece Clara, menina da cidade grande que passa férias na região. Zeco não tem sapatos. Clara tem lindos tênis.
6 – Sonhos
[Andressa Lyrio do Couto, animação, RJ, 2012, 5 min]
Malena vive em um mundo preto e branco e mesmo com uma porta para escapar ao seu alcance, ela permanece prisioneira de seus próprios medos, até que um dia algo extraordinário acontece e ela entra em seus sonhos.
7 – Sonhos
[Haroldo Borges, ficção, BA, 2013, 15 min]
O menino vive buscando justificativas para fugir da escola. Um dia, ele encontra o motivo perfeito: a garota mais bela que ele já viu. Mas ela mora em um circo e ele não tem dinheiro para entrar. O menino embarca na grande aventura de crescer.
8 – João, o galo desregulado
[Camila Carrossine & Alê Camargo, animação, SP, 2013, 10 min]
Uma história bem humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em uma história real.
9 – A rua é pública
[Anderson Lima, ficção, MG, 2013, 9 min]
Eles tinham a bola, o time e nenhum lugar pra jogar. Sem campo, quadra ou rua, algumas crianças do assentamento Eliana Silva não acham que disputa de pênaltis seja uma grande aventura, mas isso está prestes a mudar.
10 – Meu amigo Nietzsche
[Fáuston da Silva, ficção, DF, 2012, 15 min]
Um garoto encontra um livro de filosofia. O improvável encontro será o início de uma violenta revolução em sua mente, na vida de sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um garoto. Será uma dinamite.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz