Uma equipe da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL participará nesta segunda-feira, 2, da sessão ordinária da câmara de vereadores de Tubarão. A visita faz parte do projeto da Associação de aproximação com os legislativos municipais visando o esclarecimento dos vereadores sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade em prol dos 18 municípios associados, tanto no aspecto técnico como na esfera política, representando os municípios nas lutas de interesse municipalista, em nível, estadual e nacional. Uma destas lutas é pela divisão mais justa dos impostos arrecadas, bem como uma divisão mais igualitária das responsabilidades, entre União, estados e municípios.
A visita se dá justamente na véspera de uma reunião, em Brasília, que faz parte da chamada mobilização permanente do movimento municipalista, que é a continuidade aos esforços iniciados na XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ocorrida na primeira quinzena de maio. A Marcha deste ano elencou os seguintes itens prioritários a serem defendidos: o julgamento dos royalties de petróleo no Supremo Tribunal Federal (STF); o aumento de 2 pontos percentuais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM); para que os pisos salariais não impactem as finanças municipais; pelo reajuste dos programas federais defasados; e por mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) no que diz respeito ao leasing, cartões de crédito e construção civil.
O diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann comandará a equipe da AMUREL, que deverá ter também o próprio presidente, o prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo da Silva.
A primeira câmara de vereadores a receber a visita da AMUREL com o mesmo objetivo foi a de Treze de Maio, no dia 19 de maio passado. A ideia é visitar todas as câmaras dos municípios associados.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL