A Associação de Municípios da Região de Laguna- AMUREL é a mais nova integrante do Conselho Consultivo do Parque Nacional de São Joaquim, criado em 1961 com o intuito principal de proteger os remanescentes de matas de araucárias, que se encontram dentro de seus 49.300 hectares. O conselho Consultivo é formado por três categorias: entidades da sociedade civil; órgãos públicos; e representantes dos proprietários de imóveis no interior do Parque Nacional de São Joaquim. A AMUREL está inserida entre as entidades civis, junto com a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, RPPN Catarinense – Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina, Instituto Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza – Isecon, e Cáritas Comunitária de Urubici – CCU.
Um dos motivos do convite para fazer parte do Conselho Consultivo é o fato de parte dos municípios de Santa Rosa de Lima, Grão Pará e Rio Fortuna, associados da AMUREL pertencer à área do Parque. "Outro motivo é pela importância e credibilidade que possui a Associação perante a sociedade, pelo histórico de trabalho que tem. É um motivo de muito orgulho sermos convidados e termos nosso cadastro aprovado pela instituição. Fazer parte do Conselho Consultivo do Parque Nacional de São Joaquim engrandece ainda mais a história da AMUREL e também torna maior a responsabilidade que ela tem perante a sociedade", diz o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann.
Além do Parque, a AMUREL já faz parte do Conselho de outras quatro entidades com personalidade jurídica constituída. A Associação também compõe o Conselho de outras cinco entidades, porém sem personalidade jurídica. Integra outras cinco entidades municipalistas e 10 colegiados estaduais.
No dia 24 de junho a AMUREL participará da reunião para a eleição das representações no Conselho, que acontecerá na sede administrativa do Parque, em Urubici.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa