You are currently viewing Maioria dos vereadores reconhece que não conhecia adequadamente a AMUREL

Uma equipe da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL esteve na Câmara de Vereadores de Tubarão, ontem (2) à noite, durante sessão ordinária do Legislativo tubaronense. A visita faz parte do programa de visitas de aproximação com as câmaras de vereadores dos 18 municípios associados. O presidente da AMUREL, prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva, e o diretor executivo da entidade, Celso Heidemann falaram em nome da Associação aos vereadores e plateia presentes.
Em seu discurso, o presidente da entidade se ateve mais às questões federativas e relacionadas ao Executivo municipal, como as dificuldades que os prefeitos enfrentam de forma crescente para administrar seus municípios devido às distorções na distribuição dos impostos arrecadados. “No meu município, aplicamos 29% em educação e 19% em saúde no último ano, ou seja, quatro pontos percentuais a mais do que o mínimo recomendado, e tenho certeza que na maioria dos municípios a situação é igual. Somados a esses números vem a folha de pagamento e outras gastos, o que praticamente deixam os municípios sem qualquer capacidade de investimento. Vocês vereadores precisam estar atentos a isto e também precisam saber que a AMUREL está engajada em lutas municipalistas que buscam reconstruir este pacto federativo, que, como está impõe aos municípios as responsabilidades mais pesadas”, disse Moacir.
O diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann fez uma apresentação mais técnica e com apoio de dados estatísticos e relatórios demonstrou aos presentes um pouco do grande número de ações, trabalhos, serviços, e lutas em que a AMUREL se envolve permanentemente. “A AMUREL participa de maneira direta e indireta de praticamente todos os setores da administração pública, capacitando servidores, prestando assessorias em diversas áreas, tais como: movimento econômico, assistência social, saúde, educação, contabilidade, engenharia, meio ambiente, agricultura, cultura, turismo, comunicação, tecnologia da informação, resíduos sólidos, licenciamento ambiental, entre outras. Muitos prefeitos e servidores quando conhecem a AMUREL minimamente ficam impressionados com a instituição, e tenho certeza que a maioria de vocês também, não tem ideia de muitos aspectos do funcionamento da AMUREL”, disse Celso Heidemann. “Quero dizer que a AMUREL existe para os municípios, não só para os prefeitos, então, vocês são parte integrantes da AMUREL e podem e precisam participar da vida da Associação, através do seu município, seja na defesa dos interesses específicos da classe dos vereadores, seja na defesa dos interesses da gestão municipal e dos munícipes”, conclamou Celso.
O vereador Nilton de Campos, proponente da visita da Associação à Câmara declarou que teve a iniciativa de convidar a AMUREL depois de viagem que fez em evento municipalista em Minas Gerais, quando se deu conta da importância que as associações de municípios como a AMUREL têm na luta por um novo pacto federativo. “Esta briga, gente, não tem bandeira partidária. O sistema está errado. Não adianta criticarmos este ou aquele governo. Precisamos mudar o sistema, se não vamos ficar sempre nisso aí, e as mudanças só acontecerão se tivermos a capacidade de nos mobilizarmos em defesa dos interesses dos municípios”, disse Nilton. Nilton e outros vereadores declaram que ficaram surpresos com a gama de serviços prestados pela Associação, que não conheciam adequadamente a entidade, e manifestaram o desejo de reativar uma entidade ligada à Associação que até poucos anos atrás congregava os vereadores da região, a Uverel: União dos Vereadores da Região de Laguna.

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa