O atraso em agir tornará muito mais difícil e caro o combate às mudanças no clima. Essa foi uma das conclusões do relatório Mudança do Clima 2014: Mitigação das Mudanças Climáticas – do Grupo de Trabalho III do Relatório de Avaliação do IPCC. De acordo com o trabalho, só uma grande mudança pode salvar o planeta. Ele foi divulgado dia 1.º de junho, em Berlim, na Alemanha, durante painel experts em clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com foco em soluções para as mudanças climáticas, o novo documento afirma que a saída para a crise passa por uma mudança institucional e tecnológica, e sem elas será impossível limitar a alta da temperatura no planeta.

Redução de investimentos em combustíveis fósseis, aumento da participação das fontes de energia renovável e adoção maciça de projetos de reflorestamento estão entre as ações de mitigação sugeridas pelos cientistas. O estudo alerta que sem essas mudanças, a temperatura global pode subir entre 3,7 e 4,8 graus centígrados até 2100, em relação aos níveis pré-industriais.

Segundo o documento, esforços ambiciosos de mitigação reduziriam o crescimento econômico em cerca de 0,06 pontos percentuais por ano.

Com informações da Exame