You are currently viewing Com a proximidade das eleições, convenções e propaganda partidária não podem mais ocorrer

De acordo com o Calendário das Eleições Gerais 2014, a partir desta segunda-feira, 30 de junho, não podem mais haver convenções partidárias. A propaganda de partidos em veículos como rádio e televisão também terminou na sexta-feira, dia 27. E a Justiça Eleitoral começa a convocar mesários.

Segundo a Lei das Eleições 9.504/1997, os partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem promover convenções para oficializar a escolha de candidatos e definir as coligações de 10 a 30 de junho.

Também por causa das Eleições a propaganda partidária está suspensa no segundo semestre do ano. Ela só volta a ocorrer em 2015. A propaganda partidária é um direito garantido a todas as legendas registradas no TSE e tem o objetivo de difundir os programas de cada partido; transmitir mensagens; divulgar a posição do partido em relação a temas políticos-comunitários e promover e difundir a participação política feminina.


Mesários
No caso dos mesários, a convocação por parte da Justiça Eleitoral começou no Estado de São Paulo. Aproximadamente 500 mil pessoas devem ser chamadas até o dia 1.º de agosto. Deste total, 134,5 mil mesários (27%) são apenas para a capital paulista. Cada mesa receptora de votos terá cinco integrantes.

Geralmente, esses mesários têm nível superior, a maioria são professores e os serventuários da Justiça. Aquele que for convocado tem cinco dias para contestar a convocação junto ao juiz eleitoral. Um treinamento será dado para os mesários de agosto a setembro.

Quem quiser trabalhar nas Eleições Gerais, pode participar por meio do programa "Mesário Voluntário". Basta se inscrever no cartório eleitoral ou procurar mais informações com a Justiça Eleitoral.

Fonte: CNM

 

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL