You are currently viewing Nossa capacidade inata para o turismo é boa, mas precisa ser melhorada com capacitações, diz ministro do Turismo

O ministro do Turismo Vinicius Lages esteve na última sexta-feira (1) em Laguna, uma das cidades incluídas na agenda de locais visitados pelo ministro em Santa Catarina, durante quatro dias. No evento realizado no Tourist Hotel, o ministro discorreu sobre o momento em que atravessa o setor de turismo no país, na sua ótica, e traçou um panorama nacional, estadual e regional do turismo.
Segundo Vinícius Lages, atualmente cerca de 80% do orçamento do Ministério do Turismo são empregados em obras de infraestrutura turística, o que mostra uma preocupação do governo federal em estruturar o setor, investindo forte num dos aspectos que reconhecidamente sempre foi deficitário. Lages, que é alagoano e diz ter visitado Laguna quase 30 anos atrás, disse ter ficado impressionado com o potencial turístico da região serrana, onde acabara de visitar, e também da região da Amurel, e que ambas precisam de maior articulação e integração. O ministro destacou que, a exemplo do que ocorreu no país durante a Copa do Mundo, quando o brasileiro superou os aspectos negativos ligados às obras inacabadas e acolheu os turistas de forma maravilhosa, Santa Catarina tem uma capacidade inata de cativar o turista. "Mas precisamos melhorar isso com uma agenda de qualificação e o Ministério está atento a isso e vamos promover uma série de programas e eventos com este intuito", disse, apontando à presença de Helena Castro entre seus assessores presentes, uma das pessoas responsáveis pela área de qualificação. O ministro também antecipou que o Ministério promoverá em breve um curso nacional de formação de lideranças em turismo e que Santa Catarina naturalmente será contemplada.
Entre as autoridades que compuseram a mesa estavam o presidente da AMUREL, prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva, o prefeito de Laguna e a vice, Everaldo dos Santos e Ivete Scopel, o secretário nacional de Políticas de Turismo, o catarinense Vinicius Lummertz, que destacou que Santa Catarina experimentará em breve uma realidade de altos investimentos e que isso impactará positivamente o turismo, que precisará buscar com rapidez capacitar-se e se adequar à nova realidade. Lummertz adiantou ainda que existem negociações para captação de recursos com o Banco Internacional de Desenvolvimento para investimento no projeto de integração turística dos municípios serranos aos do litoral sul.
Também estavam presentes no evento o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann, prefeitos, secretários, assessores, vereadores e servidores municipais de vários municípios do Sul Catarinense,
entre eles, Laguna.
O prefeito Everaldo dos Santos aproveitou a cerimônia para entregar ao ministro os projetos de revitalização dos Molhes da Barra, da instalação de quiosques na orla da Praia do Mar Grosso e o projeto do Parque da Pedra do Frade, que inclui pavimentação da estrada de acesso ao monumento, cerca de oito quilômetros na Praia do Gi.
A secretaria de Turismo de Laguna aproveitou a oportunidade para apresentar um vídeo da nova campanha de marketing denominada "Laguna Encanta". Belezas naturais, as festas populares e o patrimônio histórico cultural da cidade foram destaques da apresentação, que contou ainda com a interpretação musical dos cantores Joãozinho e Terezinha Flor.

 

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL