O diretor executivo relatou pontualmente aos vereadores as principais bandeiras das entidades municipalistas do país, entre as quais a AMUREL ocupa lugar de destaque, justamente pela forte atuação e participação em defesa dos interesses dos municípios e dos cidadãos.
A exemplo do que tem ocorrido na visita às outras câmaras, com apoio de um material visual e estatístico, Celso mostrou aos vereadores a estrutura da Associação, os colegiados e consórcios em funcionamento criados a partir da iniciativa da AMUREL, a participação da entidade na composição do conselho administrativo de outras instituições, bem como os as capacitações e serviços oferecidos aos municípios – muitos deles pouco conhecidos até por grande parte dos servidores municipais. O diretor comunicou aos vereadores que os prefeitos já aprovaram a proposta de reativação das atividades da União dos Vereadores da Amurel- Uverel, entidade que existiu durante um curto período de tempo, na década passada, criada com o intuito de congregar a categoria e possibilitar uma oportunidade de discussão da atuação dos vereadores não só em questões próprias das atribuições legislativas, mas também em questões que transcendam a atuação na esfera municipal.
Alguns vereadores se manifestaram fazendo perguntas ou agradecendo a visita da equipe da AMUREL, entre eles a presidente da Casa, Rosana de Oliveira Souza, que agradeceu a visita em nome de todos os vereadores e se prontificou em contribuir na no que for possível na proposta de reativação da Uverel.
Comitê da Bacia
Entre as entidades que a AMUREL participa destaca-se o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, entidade que a Associação ajudou a instituir e até hoje mantém um funcionário cedido ao Comitê para diversas atividades. Patrício Fileti também fez parte da comitiva e teve a oportunidade de relatar algumas das atividades que o Comitê desenvolve nos 22 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica (RH9). Patrício também distribuiu um mapa da bacia e das microbacias e um material educativo e científico confeccionado por integrantes do Comitê e que, além das câmaras de vereadores, também está sendo entregue em todas as escolas da região.