Dos 81 parlamentares que compõem o Senado Federal, 27 foram eleitos neste domingo, 5 de outubro. Neste pleito a renovação foi de 1/3 do total de senadores. Cada Estado elegeu um novo representante ou simplesmente reelegeu os atuais ocupantes do cargo. O mandato para o Senado é de oito anos.
De acordo com os resultados das urnas, o Acre terá Gladson Cameli (PP) como senador, eleito com 58,37% dos votos válidos. Alagoas optou por manter o senador Fernando Collor de Mello (PTB), que obteve 55,6% dos votos. O Amapá será representado por David Alcolumbre (DEM), até então deputado federal, que recebeu 36% dos votos válidos.
O senador eleito pelo Amazonas é Omar Aziz (PSD), com 58,51% dos votos. A Bahia optou por Otto Alencar (PSD), que venceu a disputa com 56%. No Ceará, os eleitores escolheram Tasso Jereissati (PSDB) para o cargo, eleito com 58% dos votos válidos. O Distrito Federal terá Antonio Reguffe (PDT), como senador, ao receber 57,61% da preferência.
Escolhas de ES, GO, MA, MT, MS e MG
No Espírito Santo a eleita foi a então deputada federal Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 46,23% dos votos válidos. Em Goiás, outro deputado foi eleito para o Senado, Ronaldo Caiado (DEM), com 47,57%. No Maranhão, 51,4% elegeram Roberto Rocha (PSB).
Wellington Fagundes (PR) foi eleito senador pelo Mato Grosso, por 48,2% dos eleitores. No Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PMDB) elegeu-se com 52,61% dos votos válidos. O candidato Antonio Anastasia (PSDB) foi o mais votado em Minas Gerais, com 56,7%.
Senadores do PA, PB, PR, PE, PI e RJ
O ex-deputado Paulo Rocha (PT) foi eleito senador pelo Pará com 46,3% dos votos. Na Paraíba, a preferência dos eleitores foi José Maranhão (PMDB), eleito com 37,21%. O senador Alvaro Dias (PSDB) foi reeleito no Paraná, com 77% dos votos válidos.
Em Pernambuco, foi eleito, com 64,4%, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB). No Piauí, o novo senador é Elmano Férrer (PTB), preferência de 62% dos eleitores. Pelo Rio Janeiro, foi escolhido para o Senado o então deputado federal, Romário (PSB), com 63,3% dos votos.
Eleitos no RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE e TO
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) foi eleita para o Senado como representante do Rio Grande do Norte. No Rio Grande do Sul a vitória foi para Lasier Martins (PDT), eleito com 37,4% dos votos. Acir Gurgacz (PDT) foi reeleito senador por Rondônia com 42% dos votos válidos
Em Roraima, 41% dos eleitores escolheram Telmário Mota (PDT) para o Senado. O ex-prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), será senador por Santa Catarina, com 42,8% dos votos válidos. Em São Paulo, o eleito foi José Serra, com 58,5%. A vitória em Sergipe foi para Maria do Carmo Alves (DEM), eleita com 48,9%. Por último, Tocantins reelegeu Katia Regina de Abreu como senadora, com 41,64% dos votos.
Fonte: CNM