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Com o objetivo de inovar e aumentar a qualidade do ensino das escolas da cidade, a Prefeitura Municipal de Armazém, na última quinta-feira, dia 19, ofereceu um curso de capacitação para todos os professores das séries iniciais do ensino fundamental (1ª à 4ª séries). A Secretaria da Educação, Cultura e Esporte tem o intuito de implantar o xadrez em todas as escolas das redes municipal e estadual, disponibilizando, assim, todo o aparato para a concretização do seguinte projeto: curso de capacitação e material didático (tabuleiros de xadrez e apostilas).
O curso de capacitação oferecido aos professores "Xadrez Escolar" foi ministrado pelo Professor Karol Philippi Cardoso, graduado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Para maiores informações sobre o projeto, realizamos uma entrevista com o Professor Karol:

1) Professor, qual a contribuição do xadrez para a formação dos alunos nas escolas de nosso município?
Bom, irei tentar sintetizar uma questão tão complexa. Não podemos ver o xadrez como um simples jogo. Devemos olhar para ele como uma nova ferramenta pedagógica. Ele desenvolve as bases do raciocínio porque precisamos pensar muito para estabelecermos uma boa partida. Além disso, ele também desenvolve várias habilidades mentais e operações de pensamento, tais como: atenção, concentração, observação, poder de análise/síntese e, inclusive, estimula o desenvolvimento das questões subjetivas do aluno: auto-estima, auto-controle, paciência e a questão do silêncio. Isso tudo irá repercutir no aprendizado das outras disciplinas, o aluno irá aprender melhor, com mais propriedade e qualidade, todo o conteúdo proposto pelos professores.

2) Professor, houve uma boa aceitação por parte dos professores da tentativa de implantar o projeto de xadrez nas escolas?
Sim, no final do curso a aceitação foi unânime. Esse curso, além de capacitar os professores com relação ao uso do xadrez em sala de aula, vem contribuir na sua formação profissional, inovando-a, de forma a poder dar um salto qualitativo na sua prática pedagógica, formando assim professores em consonância com esse novo mundo que se anuncia e facilitando o processo ensino-aprendizagem do aluno, que é oriundo desse novo modelo de sociedade.

3) Para concluir nossa entrevista, o xadrez já é uma realidade nas escolas brasileiras?
Atualmente cerca de 1250 escolas públicas do país já possuem alguma forma de xadrez, seja na sala de aula ou como projeto fora do período escolar. Não precisamos ir muito longe para constatarmos essa realidade. Alguns municípios da região da Amurel já possuem o jogo bem difundido. A cidade de Capivari de Baixo possui o xadrez em boa parte de suas escolas, Tubarão também possui algumas escolas praticantes. E agora, Armazém caminha para que o xadrez se torne uma realidade nas suas escolas.

Fonte: O Regional Sul Ed.131