Uma boa notícia para quem utiliza bicicleta como meio de transporte: a prefeitura de Tubarão construirá, no centro da cidade, pelo menos oito locais públicos para guardar os veículos. Para executar o projeto, o município busca parcerias com lojistas e bancos.
v Os bicicletários serão construídos nas praças Pery Camisão, Sete de Setembro, Orlando Francalacci e praça do Chafariz, na parte central do calçadão e na galeria do INSS. O projeto prevê ainda a instalação de equipamentos junto à cabeceira da ponte Dilney Chaves Cabral, na margem esquerda, e no terminal urbano.
No total, serão aproximadamente 135 vagas para o usuário deixar a bicicleta enquanto vai às compras, pagar contas ou trabalhar. Além disso, os bicicletários foram projetados para garantir a segurança, pois possibilitarão aos usuários prender a roda e o quadro da bicicleta ao equipamento.
A intenção da prefeitura é estimular a bicicleta como meio de transporte alternativo. “Lidamos atualmente com o excesso de veículos no trânsito e com o esgotamento do sistema viário, principalmente no centro da cidade.
Tubarão tem, hoje, cerca de 50 mil veículos em circulação, numa média de um para cada dois habitantes. Precisamos educar a população para outros tipos de transporte ou, no futuro, teremos sérios problemas no trânsito”, avalia o secretário de segurança e trânsito da prefeitura, João Batista de Andrade.
Fonte: Notisul Ed.2006