A primeira despesca do peixe orgânico em Santa Rosa de Lima, na propriedade da família Willemann, ocorreu dentro das expectativas previstas. Entre tilápias, carpas de várias espécies e traíras, o tanque produziu cerca de 2,1 mil quilos. A expectativa agora é a aceitação do produto no mercado, que será vendido pelo produtor ao preço de R$ 2,20 o quilo.
A produção de peixe orgânico é uma experiência inédita no estado. “Faz um ano que iniciamos o projeto e estamos satisfeitos com os resultados. Além disso, temos cerca de 30 tanques para realizar a despesca. Esperamos que todos tenham o resultado obtido na propriedade dos Willemann”, afirma o técnico da prefeitura, Marcio Fontoura da Rosa, coordenador do projeto.
O tanque produziu 1,6 mil quilos de tilápia, com média de 410 gramas por peixe, enviados para Navegantes para ser transformados em filé. Os outros 500 quilos despescados eram de carpas e traíras, que foram transferidos para outro tanque na propriedade.
Quanto à comercialização, o presidente da Cooperagreco, Adilson Maia Lunardi, explica que a maioria será feita no mercado institucional.
“Este peixe, depois de processado em filé, será fornecido para a merenda escolar e para o Compra Antecipada, um projeto do Fome Zero em que há a aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar. “Também disponibilizaremos o produto no mercado de Santa Rosa de Lima. Os turistas que vierem às pousadas do agroturismo poderão apreciá-lo no cardápio”, afirma Adilson.
Fonte: Notisul Ed.2003