Agricultores de Braço do Norte estão cansados de esperar pela liberação dos financiamentos realizados pelo Banco do Brasil, através do Pronaf. Segundo os produtores, o tempo para aprovação das propostas nunca foi tão demorado. Muitos negócios fechados durante a Feagro, em junho de 2006, ainda esperam pela liberação.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, várias reuniões já foram realizadas com a gerência do banco que, segundo ele, alega que a deficiência está na falta de pessoal para análise das propostas. “As propostas estão sendo enviadas à Florianópolis, onde demora para ser aprovado, com a alegação de que é grande a demanda das operações de investimento e custeio”, diz Della Giustina.
O gerente da agência do Banco do Brasil de Braço do Norte, Adilson Sani, diz não ter permissão para conceder entrevistas. Em contato com a superintendência do banco, em Florianópolis, nossa reportagem falou com gerente de Mercado de Agronegócios, Fábio Alexandre Pereira. De acordo com o gerente, o que está gerando o problema não é a falta de pessoal, mas sim o crescimento de 15% das propostas de investimento desde a última safra, sendo que as operações de custeio também aumentaram. “Esse não é um caso isolado. O número de propostas aprovadas até o momento é o mesmo que o mesmo período do ano passado. O movimento está acontecendo em todo o Estado. Nas cidades onde foi registrado o aumento foi alocada mão-de-obra, sendo que Braço do Norte foi uma delas e ainda tem propostas encaminhadas à Florianópolis, para dar mais agilidade”, afirma Pereira. O gerente diz que outro problema que pode atrasar a liberação é a documentação incompleta apresentada pelo produtor. “Tem agricultor que passa uma vez por mês no banco, por morar no interior, e só então fica sabendo que falta algum documento”, justifica.
Segundo Pereira, este problema deve ser resolvido em ação conjunta. “Temos realizado constantes reuniões com a Secretaria da Agricultura, federações, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Epagri, para que problemas como este seja resolvido pelas próprias entidades representativas. Isso não é de responsabilidade do banco. Todos devem somar esforços”, diz.
O técnico da Epagri de Braço do Norte, Carlos Geraldo Junior diz desconhecer o problema no município. Pereira não soube responder porque os projetos realizados há nove meses ainda não foram liberados. “Temos que ver isso, pois negócios realizados depois desses não podem ser priorizados”, finalizou.

O que é o Pronaf?

Pronaf é um programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar como segmento gerador dos postos de trabalho e renda. O programa é executado de forma descentralizada e tem como protagonistas os agricultores familiares e suas organizações.

Fonte: Folha do Vale Ed.520