O presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia (PFL), recebeu uma comitiva de lideranças de Grão-Pará, tendo à frente o prefeito Amilton Ascari. O grupo foi pedir apoio em relação à solicitação de auxílio para a recuperação dos prejuízos provocados pelas chuvas na última semana. Uma avaliação prévia da Defesa Civil aponta o município de Grão-Pará como o segundo mais prejudicado no Sul do Estado, segundo Ascari. Pelo menos 600 dos 750 quilômetros de estradas municipais foram afetados e aproximadamente 1,5 mil pessoas em três localidades no interior do município estão isoladas. Garcia manifestou sua disposição em auxiliar o município e em acompanhar o processo junto aos órgãos estaduais para atender Grão-Pará e ainda os demais municípios da região sul que também foram afetados pelo período de chuvas. “Estou à disposição para ajudar o município a superar este momento difícil”, disse Garcia ao prefeito Amilton Ascari. Jacinto Machado, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Praia Grande e São João do Sul também estão em situação de emergência.

Grão-Pará 2

Esta semana o prefeito de Grão-Pará, Amilton Ascari (PFL), juntamente com o contador Dione Heinzen, o presidente da câmara, Ademir Bonetti (PP), e o vereador Hélio Müller Bratti (PFL) entregaram na sede da Defesa Civil a documentação necessária para a homologação do decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito. Este procedimento é necessário para o município ter acesso aos recursos pleiteados para a recuperação do município. O município foi incluído em uma relação de municípios que serão ajudados pelo governo federal. No total, serão repassados R$ 20 milhões para as cidades afetadas em Santa Catarina.

Grão-Pará 3

De acordo com o prefeito de Grão-Pará, as comunidades de Serra Furada, Ilha Grande e Aiurê continuam isoladas por causa da queda de pontes e da destruição de estradas. Ele explicou que além dos prejuízos decorrentes da chuva, agora os produtores de leite, frango e fumo, entre outros, sofrem para garantir o escoamento dos produtos. “A situação está muito complicada para os produtores”, lembrou. Além das estradas municipais, um trecho da rodovia SC-439, que liga Grão-Pará a Urubici, também foi danificada na localidade de Ilha Grande.

Fonte: Diário do Sul Ed.3664