Um novo hospital Santa Teresinha, agora regional e de referência, com característica de média e baixa complexidade, pode ser construído. Há meses, era apenas uma idéia audaciosa, levantada pela administradora Maria Celir Tenfen, entretanto, quarta-feira, lideranças políticas e representantes de entidades perceberam que a intenção tomou forma e está mais adiantada do que pensavam.
A empresa Agoras Arquitetura e Engenharia, de Blumenau, que presta assessoria técnica hospitalar, contratada pela atual diretoria e paga pela Cerbranorte, fez a apresentação do projeto do novo hospital, com localização, previsões futuras, demanda e um comparativo da atual situação da entidade e a tendência da região. Após aperfeiçoamentos, o projeto será apresentado à população do Vale do Braço do Norte. A AMUREL participou na elaboração do levantamento topográfico planialtimétrico.
A administradora do hospital relatou a importância das lideranças colocarem as suas opiniões sinceras sobre o projeto. “Graças à atitude nobre do suinocultor Edésio Oenning, ao doar o terreno, e também da colaboração da Cerbranorte no pagamento do estudo de viabilidade do projeto, os presentes conheceram e têm uma noção de como poderá ficar o novo hospital regional. Sabemos do grande desafio, mas a união de todos o tornará realidade”, afirma Maria.
Foi unânime o posicionamento das pessoas de que é o momento para que as lideranças do Vale unam-se em prol de um hospital regional. O secretário estadual de planejamento, Altair Ghidi (PPS), destacou a iniciativa da diretoria. “Ficou muito bom o projeto hospitalar. Alguns pontos precisam ser analisados. Mas apenas detalhes. Faremos a nossa parte e a região merece a obra. Todos estão de parabéns”, declara.
O médico Claudeci Fernandes de Mello lembrou dos problemas enfrentados pela diretoria nas atuais instalações do Hospital Santa Teresinha. “Sei como se sente o médico que fica no plantão que, ao ver a pessoa entre a vida e a morte, implora por uma vaga no hospital de Tubarão ou de Criciúma”, relata.
Fonte: Notisul Ed.2012