Toda terça e sexta-feira, cerca de 28 produtores rurais de Tubarão e região concentram-se no mercado público, no bairro Oficinas, para vender os seus produtos. A lista é variada e inclui desde laticínios até derivados de carne, como salames e torresmo. Ovos, pães e bolos caseiros, frutas e produtos de horta cultivados sem agrotóxico completam o cardápio de alimentos.
Todavia, a falta de estrutura adequada e a concorrência implacável dos grandes estabelecimentos comerciais tiraram, há algum tempo, o título de um dos principais pontos de abastecimento de carnes e produtos hortifrutigranjeiros. Para mudar esta realidade, a prefeitura de Tubarão deu o primeiro passo na revitalização do local. “Começamos a conversar com os agricultores que comercializam os seus produtos ali a fim de discutir com eles medidas para melhorar a organização do local e atrair mais consumidores”, destaca o secretário de desenvolvimento urbano e rural da prefeitura, Nilton de Campos.
A primeira providência a ser tomada, agora, deverá ser a aplicação do horário de atendimento hoje das 12h30min às 18 horas. A prefeitura também pretende reformar o lugar, torna-lo mais atraente e funcional, além de divulgar o feirão de produtos. Outra medida é a realização de um estudo para adequar o preço dos produtos à realidade do mercado. Segundo Nilton, o objetivo é garantir valores atraentes para o consumidor sem compreender a margem de lucro do produtor rural.
Fonte: Notisul Ed.2015