O presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Garcia (PFL), recebeu uma comitiva de Grão-Pará, encabeçada pelo prefeito do município, Amilton Ascari (PFL). O grupo foi pedir apoio para a recuperação dos prejuízos provocados pelas chuvas fortes das últimas semanas.
A argumentação é baseada em uma avaliação prévia feita pela Defesa Civil do estado, que aponta Grão-Pará como o segundo município mais prejudicado no sul do estado. Pelo menos 600 dos 750 quilômetros de estradas municipais foram afetados. Aproximadamente 1,5 mil pessoas em três localidades no interior estão praticamente isoladas.
O presidente da assembléia manifestou disposição em auxiliar o município e acompanhar o processo junto aos órgãos estaduais para atender Grão-Pará e as demais cidades da região sul. A documentação necessária para a homologação do decreto de situação de emergência de Grão-Pará já foi entregue na defesa civil do estado. Este procedimento é necessário para o município ter acesso aos recursos pleiteados para a recuperação dos estragos.
O contador da prefeitura, Dione Heinzen, informa também que a cidade está inclusa na relação dos que receberão ajuda do governo federal, porém, ainda não há informação sobre os valores que poderá receber. No total, serão repassados R$ 20 milhões para os municípios afetados pelas chuvas em todo o estado de Santa Catarina.
Segundo o prefeito de Grão-Pará, as comunidades de Serra Furada, Ilha Grande e Aiurê continuam isoladas por causa da queda de pontes e a destruição de estradas.
Ele explicou que, além dos prejuízos decorrentes da chuva, os produtores de leite, frango e fumo, entre outros, estão sem condições de escoar a safra. Além das estradas municipais, um trecho da rodovia SC-439, que liga Grão-Pará a Urubici, também foi danificado, na localidade de Ilha Grande.
Fonte: Notisul Ed.2016