No Dia Mundial da Água, estudantes de duas escolas da localidade de Cabeçudas, em Laguna, no Sul do Estado, participaram de um mutirão ecológico às margens da Lagoa do Imaruí, uma das mais poluídas de Santa Catarina.
Eles acompanharam o recolhimento de entulho e distribuíram folhetos aos motoristas que trafegavam na BR-101.
O mutirão de limpeza foi promovido pela Empresa Supervisora e Gerenciadora Ambiental (Esga), que presta serviços ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) nas obras de duplicação do trecho Sul da rodovia. Por medida de segurança, os 50 estudantes das escolas Saul Ulysséa e Elizabeth Ulysséa Arantes apenas observaram o recolhimento de lixo nas margens da lagoa.
Aos alunos coube a entrega de folhetos educativos sobre a conservação do meio ambiente, principalmente dos mananciais hídricos, aos motoristas.
– Temos que alertar as pessoas para preservar a água, pois, no dia em que ela acabar, o mundo também acaba – contou o estudante Vagner Cléber dos Santos, 14 anos.
Com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de cem motoristas receberam o material de conscientização ecológica distribuído pelos adolescentes. O diretor do Dnit em Tubarão, Avani Aguiar de Sá, elogiou a iniciativa.
– Com trabalhos assim, ajudamos de alguma maneira o meio ambiente, e as crianças são fundamentais para salvar a natureza – explicou Avani.
Fonte: Diário Caarinense Ed.7.642