Equipes da Defesa Civil e soldados do exército trabalharam dobrado, durante o dia de ontem, para tirar a sujeira deixada pelo tornado que abalou Tubarão no sábado. Além dos estragos causados pela força do vento em árvores, muros, prédios públicos e rede de energia elétrica, moradores da cidade – que tiveram suas residências danificadas – fizeram várias solicitações de avaliação na estrutura de suas casas, com medo de que outro fenômeno do mesmo porte volte a acontecer, colocando suas vidas em risco.

O prefeito Carlos Stüpp acompanhou, na manhã de ontem, os trabalhos de limpeza e recuperação dos estragos causados pelo temporal do último sábado. "Toda a estrutura municipal está mobilizada para atender quem foi atingido e devolver as condições normais", disse Stüpp.

De acordo com Léo Goularte, coordenador da Defesa Civil no município, três casos de prédios com ameaça de desmoronamento foram avaliados e as famílias já começaram a receber visitas de técnicos da prefeitura para que cada situação seja vistoriada detalhadamente. Além deles, algumas empresas têm procurado o órgão para que seja feito laudo dos danos sofridos, que serão encaminhados às seguradoras, para o ressarcimento dos prejuízos.

"Tem muita gente pedindo ajuda, com medo de ficar novamente à mercê de riscos. Mas o grande montante de trabalho hoje (ontem) veio das árvores. Estamos preparando um relatório, que será enviado à Defesa Civil em Florianópolis, para ver de que forma eles poderão nos ajudar", explicou.

Segundo ele, várias árvores deverão ser cortadas, também na intenção de preservar a integridade física da população. Para tanto, já estão sendo pedidas as devidas autorizações junto à Polícia Ambiental, Ministério Público e Ibama. "Não é uma situação difícil de resolver, mas demanda bastante cuidado e atenção a cada detalhe. Podemos dizer que metade do trabalho já foi feito. Até quarta-feira devemos ter a limpeza e a avaliação concluídas", garantiu.

Fonte: Dário do Sul Ed.3674