Apenas 15 anos de emancipação e uma pequena amostra do grande desenvolvimento: Capivari de Baixo comemora aniversário hoje junto com os mais de 20 mil habitantes.
Desde que foi emancipada (antes pertencia a Tubarão), as diversas ruas do município receberam asfaltamento ou calçamento, o comércio cresceu, apesar de ainda não ser muito forte, e a população ganhou mais atenção quanto às necessidades básicas, como saúde, educação, saneamento e assistência. O desenvolvimento já é visível, mas Capivari de Baixo ainda tem muito o que crescer.
Para a diversão das crianças e dos jovens, a praça no coração da cidade tem parquinho infantil, pista de skate e quadra de futebol. Pode parecer pouco, mas muitos municípios não oferecem estruturas para divertimento. Opções para a noite? Podem não ser tantas, porém, estabelecimentos comerciais garantem a ‘festa' dos que preferem o agito.
O comerciante Luiz Carlos Aguiar Henrique, 50 anos, mora na cidade desde o tempo em que era apenas um bairro de Tubarão. E, em 15 anos de emancipação político-administrativa, diz que o lugar cresceu bastante. "Se o povo valorizasse mais o município, com certeza, cresceria muito mais. Entretanto, as pessoas que moram aqui preferem sair da cidade e realizar as compras em lojas do município vizinho", lamenta.
Rosimeri Patrício Pereira, 39 anos, é comerciante e acredita que a cidade precisa melhorar ainda mais. "Tem que haver mais investimentos na saúde e na educação. Não que estejam ruins, só precisam ser melhoradas. Para que a cidade cresça ainda mais, empresas deveriam vir para cá, o que geraria mais empregos", afirma.
Para a professora Zenir Silveira de Quadros, 55 anos, além do desenvolvimento, a cidade é caracterizada pela tranqüilidade que oferece aos moradores. "Morar aqui é uma paz", declara.
O secretário de saúde e promoção social da prefeitura de Sangão, cidade que também comemora 15 anos de emancipação hoje, José Santiago, ressalta: "Capivari de Baixo é a cidade-modelo para os municípios pequenos que compõem a Amurel".
Fonte: Notisul Ed.2024