Através de projeto encaminhado a uma fundação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Santa Rosa de Lima, inicia o ano com uma conquista: receberá, pelo Fundo da Infância e Adolescência, R$ 185 mil.
Intitulado Equiparar – Projeto de formação complementar, informação, apoio e lazer voltado à criança e ao adolescente de um pequeno município rural, pretende ampliar a jornada escolar e criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento social.
Atrativos relacionados à inclusão digital, estímulo à leitura, criação de opções de cultura e lazer e oferta de infra-estrutura e serviços de apoio são meios de colocar em prática o projeto. Além disso, serão atendidos todos os matriculados nas escolas do município.
Destacam-se como atividades estratégicas aulas de informática, estímulo à leitura, às artes e à informação, a partir da renovação do acervo das bibliotecas, oferta de aulas de teatro, atividades de cultura e lazer com a criação de uma área de convívio e, ainda, equipar o conselho tutelar com veículo, computador e impressora.
A execução do projeto prevê o alcance de metas importantes ao desenvolvimento social da população beneficiária. "Esperamos a melhoria do desempenho escolar, a inclusão digital, a descoberta de novas atividades de cultura e lazer, aumento da sociabilização e melhoria da infra-estrutura administrativa dos órgãos que atuam junto à criança e ao adolescente", afirma Valda Wilke Vandresen, presidenta do conselho.
O projeto foi elaborado pelo CMDCA e contou com a assessoria do professor da UFSC, Wilson Schmitz. Estão envolvidos no projeto a prefeitura; escola Professor Aldo Câmara; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Centro de Formação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável das Encostas da Serra Geral; a Associação de Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral e Cooperativa de Eletrificação Rural. Com o envolvimento das organizações, um conselho gestor foi formado e irá sencarregar do andamento do projeto.
Fonte: Notisul Ed.2026