Produtores rurais e profissionais da área agora terão maior agilidade no serviço. Instalou-se em Braço do Norte o primeiro laboratório veterinário da região. Anexo à Quatro Patas Veterinária, o empreendimento conta com quatro médicos habilitados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para desenvolver o trabalho. São eles: Manoel Francisco Dellatorre, Leandro Zanatta, Alfredo Correa e Mário Cezar Brighentti.

O Mapa instituiu o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), com o objetivo de diminuir o impacto negativo das zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária regional e nacional.

O objetivo é baixar a incidência de novos focos de brucelose e tuberculose, criar um número significativo de propriedades certificadas como livres ou monitoradas para as duas doenças, a fim de ofertar produtos de baixo risco sanitário ao consumidor.

Para garantir a qualidade técnica das ações do programa, foi elaborada uma série de medidas que visam capacitar médicos veterinários e laboratórios, tanto oficiais como privados. Uma delas é a padronização dos métodos de diagnóstico utilizados.

O laboratório instalado em Braço do Norte possui estrutura totalmente voltada ao atendimento exigido pelo ministério. Segundo o médico veterinário Manoel Francisco Dellatorre, a triagem da brucelose é feita em laboratório, já a da tuberculose em campo. "Antes tudo era feito em Florianópolis. Levava até 15 dias para vir os resultados. Agora, o trabalho será muito mais ágil e igualmente confiável", ressalta o médico.

Serviço
A Quatro Patas Veterinária fica na rua Sete de Setembro. O telefone é o (48) 3658-8434.

Fonte: Notisul Ed.2028