Incentivar melhorias na criação de gado leiteiro e na implantação de atividades que complementem a renda dos produtores são algumas metas do novo secretário de agricultura e meio ambiente de Rio Fortuna. Ilso Nack tomou posse esta semana, no lugar do vereador Aldo Vandresen, que se afastou por motivos pessoais.
Para Ilso, é preciso incentivar os produtores rurais a permanecerem na agricultura. A intenção da secretaria é que técnicos da prefeitura, em parceria com Epagri e Cidasc, dêem continuidade às ações que motivem os produtores rurais a investirem na melhoria das atividades desenvolvidas na propriedade, como a alimentação ao gado leiteiro, por exemplo. "A pastagem é um alimento barato e, quando bem utilizada, garante maior produção e melhor qualidade do leite", ressalta.
Além disso, é preciso dar atenção às atividades que complementem a renda do produtor, como a piscicultura e o reflorestamento. O secretário destaca a necessidade de ‘reanimar' a Associação de Piscicultores de Rio Fortuna (Apirf).
"A atividade precisa ser planejada, com o auxílio de técnicos, para que os agricultores tenham a garantia que vão retirar as árvores mais tarde", explica. Programas de incentivo ao melhoramento genético, distribuição de calcário e sementes de milho serão mantidos.
O novo secretário e atual presidente da Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Braço do Norte Baixo também promete apoio ao programa. Outra meta é iniciar os preparativos para a Exposição de Produtos de Rio Fortuna e Região (Expofortuna). A quinta edição do evento ocorre em agosto do próximo ano.
Fonte: Notisul Ed.2029