O incentivo de novos investimentos no turismo rural da região do Vale é um tema debatido há algum tempo junto às lideranças e empresários. A novidade agora é uma parceria entre o governo de Veneto, na Itália, e a Unisul. O resultado é a criação de um curso de capacitação na área de empreendimento turístico.

A Capacitação de Empreendedores do Turismo no Espaço Rural da Região Sul de Santa Catarina seria oferecida em Tubarão, mas passou a ser defendido pelo secretário de desenvolvimento econômico e turismo da prefeitura de Braço do Norte, César Borges, para ser feito na unidade do município. A mudança foi aprovada.

O objetivo do curso é criar oportunidade de desenvolvimento e aumento na renda familiar do meio rural através da exploração consciente das belezas naturais. Algumas atividades poderão ser agregadas em propriedades. Um exemplo são o café colonial, o pesque e pague e os passeios ecológicos.

No fim das aulas, 15 dos 40 alunos matriculados serão selecionados para uma visita de 15 dias à Itália, onde verificarão, em todos os aspectos, o funcionamento da atividade rural. Os alunos pagarão apenas as passagens aéreas. O restante da viagem será gratuito.

Mais apoio

Este ano, o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Braço do Norte, César Borges, espera envolver outras entidades do município para apoiar e auxiliar no desenvolvimento do turismo. Câmara de Vereadores, Acivale e CDL são algumas delas. "Nossa região tem muito a crescer nesta atividade.

Oportunizar a um número maior de participantes motiva os investimento e alavanca a economia regional. No turismo, todos ganham: quem investe e quem visita", argumenta o secretário.

Fonte: Notisul Ed.2038