Junto com mais de três mil prefeitos de todo o Brasil, Ademir Gesing (PMDB), administrador municipal de São Ludgero, esteve em Brasília para reivindicar aumento de verbas aos municípios. Ele lembra que os representantes da Amurel compareceram em peso.
O movimento, conforme avaliação do prefeito, conseguiu resultados positivos. "Solicitamos aumento de 1% do repasse do governo federal aos municípios e acredito que o primeiro passo foi dado com a mobilização", ressalta Ademir.
A manifestação, no entanto, amargou algumas frustrações. Não houve aumento no repasse de recursos ao transporte escolar nem ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) – os atuais R$ 0,80 repassados permanecem inalterados, em vez de subir para R$ 1,20, conforme solicitação dos prefeitos.
Ademir aproveitou a viagem para acompanhar o andamento de alguns projetos que ainda tramitam nas esferas federais, como a construção do ginásio de esportes da Encosta do Sol. Outro projeto importante, que está no Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), é a construção de um colégio com capacidade para 400 alunos, no bairro Encosta do Sol.
Como não havia recursos em 2006, este ano existe a promessa de liberar parte dos valores para dar início às obras. Na Fundação Nacional de Saneamento (Funasa), o prefeito obteve informações sobre a liberação dos recursos que foram empenhados ano passado. "Só falta a assinatura do ex-presidente da Funasa para que a verba seja liberada e o Samae possa terminar as obras na Lagoa de Decantação", conta Ademir.
O senador Raimundo Colombo prontificou-se a buscar recursos à saúde de São Ludgero, e o deputado federal Paulinho Bornhausen tentará conseguir a verba para ampliação de duas salas de aula do Educandário Menino Deus.
"Em todos os momentos, pudemos contar com o deputado federal Edinho Bez, seja na tramitação dos processos ou no acompanhamento dos demais gabinetes. Foi como estar em casa, pois Edinho tem excelente trânsito em Brasília. Agora, aguardo os resultados da viagem", finaliza.
Fonte: Notisul Ed.2042