Nas últimas semanas a ira dos vândalos de plantão voltou-se contra os estabelecimentos de ensino de toda a região. Na madrugada de ontem a Escola Estadual Ana Gondin, no bairro Magalhães, em Laguna, foi incendiada. Segundo a diretora do colégio, Lisdelize Catarine Barreiros Meira, a perícia policial vistoriou a escola logo após o ocorrido e confirmou o ato criminoso.
Lisdelize conta que o vigia do prédio ao lado da escola viu a fumaça e acionou os bombeiros. "O incêndio aconteceu entre 4h30 e 5 horas da madrugada", completa a diretora. A instituição de ensino é a única estadual do bairro, e atende do pré ao ensino médio. "A escola fica próxima a uma comunidade carente da cidade, por isso acreditamos que pode ter sido alguém daqui mesmo", observa a diretora.
Além da sala incendiada, provas de alunos foram rasgadas, material didático foi queimado e um aparelho de som que pertencia a uma professora foi roubado.
A gerente de Educação de Laguna, Ieda dos Santos Felipe, já visitou a escola, e após observar a situação solicitou um engenheiro, que irá fazer, junto com sua equipe, uma obra de reparos emergenciais. "A comunidade está em luto, pois sempre fomos bem atuantes. Pais e alunos estão transtornados. As crianças que estudavam no local que foi destruído vieram até aqui e até chegaram a chorar ao ver a sala em que estudavam transformada em cinzas. Hoje (ontem) não teremos aulas, não havíamos parado por causa da greve, como fizeram outras escolas, mas agora precisamos reerguer este local", lamenta a diretora.
Fogo – Na madrugada de 6 de abril outro incêndio foi registrado no Colégio Estadual Aderbal Ramos, em Tubarão. A escola foi incendiada no momento em que se reerguia o muro de entrada da instituição, destruído pelo tornado que assustou a população tubaronense em 24 de março.
Uma sala também foi atingida pela ação dos vândalos, e assim como em Laguna o material didático que se encontrava nas dependências também foi queimado.
Fonte: Diário do Sul Ed.3699