O governador Luiz Henrique esteve no Sul do Estado neste sábado (21/4). Como primeiro compromisso da manhã, o chefe do Executivo catarinense encontrou com o bispo da Diocese de Tubarão, Dom Jacinto Bergmann. Na pauta, as melhorias que o Sul do Estado precisa para dar conta da nova demanda do turismo religioso com o anúncio da beatificação da menina Albertina Berkenbrock. Ela pode se tornar a primeira santa nascida no Brasil. "Temos uma série de obras em andamento aqui no Sul e esta demanda se interpôs ao planejamento", avaliou Luiz Henrique.
O bispo entregou ao governador uma série de pleitos e destacou como principal o acesso a comunidade de São Luiz, pertencente ao município de Imaruí, onde viveu a menina. Ela foi morta ao evitar um ataque sexual e, desde sua morte, milagres tem sido atribuídos a ela. A previsão é que a beatificação ocorra até outubro. "Não temos tempo de concluir esta obra até outubro, mas já solicitei que o engenheiro Romualdo França, presidente do Deinfra, tome as providências para deslocar uma força-tarefa das patrulhas mecanizadas do Estado para que seja efetuado o alargamento de pontos críticos da via", adiantou.
O governador também mostrou-se parceiro no pedido para a construção do santuário. Ele planeja contatar o arquiteto Rafael Greca – que chegou a fazer um projeto para o templo da Madre Paulina, em Nova Trento – para que visite Tubarão. "Trata-se de um projeto que pode se tornar o mais belo santuário do Sul do País", antecipa o governador. Além disso, o espaço térreo do projeto original prevê, em seu piso térreo, um grande espaço para eventos.
Creche – O governador também conversou com o padre Raimundo Ghizoni, fundador e assistente geral da Associação de Promoção e Educação Tubaronense (Aproet). A entidade, que atende 838 estudantes em quatro creches e 320 idosos está passando por dificuldades financeiras. O padre pediu auxílio para não fechar as portas. De acordo com o secretário Regional de Tubarão, Ademir da Silva Matos, que acompanhou toda a agenda no Sul do Estado, o pleito tem a concordância do Conselho de Desenvolvimento Regional. Dessa forma, o governador comprometeu-se em apoiar a Aproet e deve estudar a forma de aportar os recursos de R$ 100 mil solicitados.
Na seqüência, Luiz Henrique concedeu entrevista à JK Radio Santa Catarina. Falou sobre a visita à diocese e atendeu ouvintes, respondendo dúvidas sobre o andamento de obras e pleitos administrativos no Sul do Estado. Além do secretário Regional, Ademir Matos, acompanharam o governador o deputado Federal Edinho Bez, o deputado Estadual Genésio Goulart, o prefeito de Tubarão, Carlos Stüpp, além de outras lideranças comunitárias e políticas da região.
Fonte: O Regional Sul Ed.131