Cinqüenta anos de fundação são comemorados neste sábado pela Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, de Rio Fortuna. As comemorações de meio século serão realizadas ao longo de 12 meses, através de gincanas e exposições de fotografias. Haverá ainda uma celebração ecumênica de ação de graças.
Uma extensa programação foi preparada para este sábado e para os próximos 12 meses, com o intuito de envolver alunos, pais, professores, direção e funcionários. "É uma data importante para a escola e, por isso, resgataremos um pouco da história e abordaremos o tema durante o ano de aniversário", enfatiza a diretora geral da escola, Analíria Willemann Freitas.
Neste sábado, as comemorações iniciam às 19 horas, na própria instituição, com abertura oficial promovida pelo coral municipal. Em seguida, será realizada a celebração de graças pelos pastores da Igreja Luterana, Assembléia de Deus e um padre representando a Igreja Católica.
Será executada ainda a leitura do documento Memórias da Construção da Escola, feito pelo padre Ludgero Waterkemper, e apresentado por Wilma Warmling. Haverá apresentação histórica da escola, em que relembrará momentos da inauguração, e que será proferida pela aluna da época Maria Roecker Willemann.
Na ocasião, representantes dos diretores (Simão Willemann), dos professores e funcionários (Francisca Boeing), dos alunos (Silvestre Herdt), religiosos (irmã), pedreiros, serventes e voluntários (Antônio Tártare) e autoridades (atual prefeito Neri Vandresen – PMDB) darão depoimentos sobre os momentos marcantes e opiniões sobre a instituição.
Atualmente, a escola tem 620 alunos, do ensino fundamental ao médio. Uma das prioridades da escola estadual é que seja realizada uma reforma geral. "O maior presente, neste cinqüentenário, que poderíamos ganhar seria a reforma geral", acrescenta a diretora Analíria. A direção aproveitará a presença do diretor geral da secretaria de educação, Silvestre Herdt, para entregar o pedido oficial da reforma.
Fonte: Notisul Ed.2048