No dia 03 de maio aconteceu mais uma reunião do Conselho Municipal de Educação para discutir a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos.
Participaram da reunião a presidenta do Conselho, Célia Buss, e demais conselheiros; as convidadas Mirian Schlickmann, do Conselho Estadual de Educação; Adiles Lima, que presta assessoria pedagógica em formação continuada para a Secretaria de Educação; e Maria Sirlene Schlickmann, coordenadora do curso de Pedagogia da Unisul. No encontro foram examinadas e rigorosamente estudadas as leis federais números 11.114/2005 e 11.274/2006, que regulamentam a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos. Um dos artigos deixa claro que para ingressar na escola, no novo modelo de ensino, a criança tem que ter 6 anos completos no início do ano letivo, e que os sistemas de ensino têm até 2010 para se adequar à nova lei. Muitos municípios já estão se adequando, como no caso de São Ludgero, onde coexistem os dois sistemas: de 8 e de 9 anos.
O Conselho deverá elaborar e aprovar uma portaria de ordem legal e administrativa para este momento transitório e em seguida uma resolução que, além da parte legal e administrativa, deverá ter inclusa a organização curricular/pedagógica. A secretária de Educação, Célia Buss, salienta que a reunião foi muito importante para apurar o conhecimento e o domínio das novas diretrizes, "pois aqui em São Ludgero estamos sempre à frente em termos de Educação e queremos manter esta qualidade", finaliza.
Fonte: Balbinot Comunicações