Associação Casa Familiar de Armazém, Gravatal, São Martinho e São Bonifácio, juntamente com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul) promoveu no último dia 28, o curso de capacitação em pedagogia da alternância e o encontro das casas familiares rurais e do mar do litoral de Santa Catarina.

Participaram do evento representantes das Casas Familiares de Angelina, Laguna, São José do Cerrito, Cerro Negro, Irineópolis, São Francisco do Sul, Rio do Sul, Armazém e Torres (RS) e, ainda, pais e jovens que fazem parte das CFRs. Também estiveram presentes representantes das prefeituras de Armazém e Gravatal, instituições bancárias, Epagri, Câmara de vereadores, Arcafar – Sul, Gerei, Ceja, Pedro Puig Calvó, da Espanha, secretário técnico da AIMFR (Associação Internacional dos Movimentos de Formação Rural), diretor técnico da SIMFR (Solidariedade Internacional dos Movimentos de Formação Rural), Francisco Cruz Fernandes, de Portugal, responsável técnico pelos países de língua portuguesa da SIMFR, Mirelle Gavet, da França, secretária administrativa da AIMFR.

As CFRs e do Mar tiveram a oportunidade de explanar brevemente suas experiências sobre o Plano de formação do jovem, Projeto Profissional de Vida do Jovem (PPVJ) e pontos a serem melhorados. O curso iniciou às 9h e terminou às 17h e teve como tema das palestras Plano de Formação (currículo escolar); Projeto Profissional de Vida do Jovem (PPVJ); Associação das Casas Familiares.

Segundo o coordenador da Casa Familiar Rural de Armazém, Elton Pedro Pfeifer, o encontro teve como principal objetivo a troca de experiências entre as casas e a capacitação na área da pedagogia da alternância tendo como principais assuntos o plano de formação (currículo escolar), o projeto profissional de vida do jovem e o papel das associações, sendo contemplados todos os assuntos e os presentes saíram satisfeitos com o encontro.

Fonte: Jornal de Bairro