Na quarta-feira (24), a secretaria de Agricultura de Treze de Maio, juntamente com a Epagri, realizou uma tarde de campo com cerca de 20 agricultores na propriedade de Leonório Viorassi sobre o método conhecido como Pastoreio Racional Voisin. Esse é um processo que atende às melhores exigências para o crescimento e o desenvolvimento das pastagens e atendimento das necessidades dos animais em pastoreio. Através dos tempos de repouso concedidos aos piquetes, proporcionam-se às plantas todas as condições para que possam crescer, sem interrupções ou agressões, até que atinjam um novo ponto de corte.

Na ocasião, o eng. agrônomo da Epagri Regional de Tubarão, Inácio Trevisan, comentou sobre a semeadura de pastagens tais como trevo branco e trevo vermelho. Além disso, o eng. agrônomo da prefeitura de Treze de Maio, Geraldo Boeger Eller, complementou o tema apresentando e debatendo com os produtores sobre os procedimentos e práticas para a melhoria e conservação de fertilidade no solo.

Em seguida, o grupo de dirigiu para um dos piquetes de 1.600m² onde é realizado o Pastoreio e semearam aveia, azeven, trevo branco e trevo vermelho para que se fizesse na prática, o que aprenderam no encontro. O eng. agrônomo da Epagri de Treze de Maio, Natalício Nandi também comentou sobre a importância do encontro como estímulo para os produtores que estão iniciando o Pastoreio Racional Voisin e também da troca de experiências entre quem está começando e quem já está há dois ou três anos, o que enriqueceu ainda mais o encontro.

O evento contou com o apoio da Coopertreze (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Treze de Maio), da extencionista social da Epagri de Treze de Maio, Jerusa Ezírio e dos extencionistas de Microbacias, eng. agr. Gislaine Tedesco e téc. agr. Jair Zanelatto.

Fonte: Jornal de Bairro