Logo na chegada, ainda na porteira da propriedade do produtor José do Nascimento, na localidade de Carreira do Siqueiro, é possível observar a pastagem seca, a antiga lavoura de mandioca e o gado no campo. Paisagem que irá mudar em breve com a plantação de aveia, melhor opção de alimento para o gado.
Uma tonelada de semente de aveia foi doada pelo governo municipal para 30 produtores das comunidades da Barranca, Siqueiro e Carreira do Siqueiro, que integram o projeto Microbacia – núcleo Rio Prainha. O plantio vai servir para alimentar o gado no Inverno, época de escassez de pastagem.
O produtor José do Nascimento vai usar a área da antiga plantação de mandioca para cultivar aveia. "Com o alimento, o gado vai ficar mais forte e resistente", explica.
A antiga reivindicação dos produtores foi atendida pela secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura. "Essa região é uma das maiores produtoras de gado, com três mil cabeças. Queremos melhorar ainda mais o plantel dos nossos pequenos pecuaristas," disse o responsável pelo desenvolvimento rural da secretaria, Joel Ribeiro Motta.
A verba foi proveniente do Fundo de Incentivo Agropecuário. O plantio servirá de experiência no município. De acordo com o secretário Obadias Gonçalves, os produtores do município "antes esquecidos, agora estão recebendo apoio," declarou.
Com a aveia, o ganho de peso diário, por animal, pode chegar até um quilo ao dia. Essa eficiência acelera o término da produção, com qualidade, e garante lucro em curto espaço de tempo. O gado entra já em fase de engorda, em 90 dias está pronto para o abate, graças à pastagem de qualidade oferecida durante o Inverno.
Sobre o plantio de aveia
A aveia é uma das melhores opções de alimento alternativo para os bovinos nessa época do ano, quando as pastagens estão escassas, principalmente, em razão do alto teor nutritivo e de energia oferecido pela cultura, além de favorecer o pastoreio direto no campo.
Fonte: Jornal de Bairro