Uma comitiva do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile embarca para Itália nesta quarta-feira, dia 27, a convite do Governo Ceciliano, através do Instituto Italiano Fernando Santi, onde participarão do bicentenário do aniversário de Giuseppe Garibaldi. Representando o estado de Santa Catarina irão integrar o grupo, o prefeito de Laguna, Célio Antônio e o presidente do Fórum Parlamentar Ítalo-Brasileiro, o deputado estadual Décio Goés.

Serão 12 dias de atividades em cinco cidades italianas, por onde o revolucionário Garibaldi lutou pela unificação italiana, de 1860 até 1871. Nos dias 2 e 3 de julho, na capital da Cecília, na cidade de Parma, a comitiva participará de encontros com empresários italianos e também de reuniões com a Câmara de Comércio local, com intuito de estreitar as relações econômicas entre os países. Na bagagem, o prefeito levará material publicitário, DVDs em italiano sobre o município. "Nossa cidade é muito querida pelos europeus, devido a história do casal revolucionário" disse. No dia 8 de julho, Célio Antônio participará de uma sessão solene da Federação Italiana, representando Laguna.

Conforme a professora de História e secretária-executiva do Fórum Parlamentar Ìtalo-Brasileiro, Derlei de Lucca, o Brasil, principalmente, Laguna e o Rio Grande do Sul, são admirados pelos italianos. "Foi em Laguna que Garibaldi, juntamente com outros revolucionários, instituíram a República Juliana, e conheceu Anita, que o ajudou na luta pela unificação da Itália", explica a professora. Antes, da luta de Garibaldi, o país europeu era dividido em sete estados.

Fonte: ASCOM/PML