Laguna foi incluída na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para investir em projetos de melhoria do sistema de saneamento básico do município. O Governo Municipal, em parceria com a Casan, habilitou a cidade no convênio com a Fundação Nacional da Saúde- Funasa, do Ministério da Saúde, para cadastrar a proposta Esgotamento Sanitário, que abrange o sistema de coleta e tratamento de esgoto, chegando ao investimento de R$25 milhões.
A área de abrangência do projeto inclui toda área urbana do município: Centro, Magalhães, Portinho, Progresso, Esperança, Barbacena, Cabeçudas, Vila Vitória, Ponta das Pedras, Vila São Judas Tadeu. Outra proposta que será cadastrada no Fundo trata do abastecimento de água no município, cujo objetivo é fazer a captação e canalização de água do rio D' una, em Imaruí, para Laguna, com um orçamento de R$15 milhões. "O município não tem grandes mananciais para abastecimento de água, essa é uma precaução futura", explica do Secretário de Planejamento, Waldomiro Souza Netto.
De acordo com a Diretora de Planejamento e Organização do Turismo, Patrícia Matos, após a etapa de aprovação da proposta, o Governo Municipal tem 90 dias para entregar o projeto finalizado. O prazo de entrega das propostas é até 14 de setembro. Os recursos para investimento nos projetos são repassados pelo Ministério da Saúde.
Mais informações no site: www.funasa.gov.br
O que é a Funasa?
A Funasa detém experiência em ações de engenharia de saúde pública no País, direciona as ações de saneamento para as comunidades cujos indicadores de saúde denotam a presença de enfermidades causadas pela falta e/ou da inadequação de saneamento. Atua apoiando técnica e/ou financeiramente o desenvolvimento de ações de saneamento nos municípios, a partir de critérios epidemiológicos e ambientais em saúde, voltadas para a promoção à saúde e para a prevenção e controle de doenças e agravos, com destaque para a redução da mortalidade infantil.
Em parceria com órgãos e entidades públicas, presta consultoria e assistência técnica e/ou financeira para o desenvolvimento de ações de saneamento.
Fonte: ASCOM/PML