Estudantes, autoridades e público em geral participaram nesta segunda-feira (03), da solenidade oficial de abertura da Semana da Pátria. No ato, que aconteceu no pátio do Centro Municipal de Cultura, alunos das redes pública e particular de ensino acompanharam os pronunciamentos e o hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional, interpretado pela cantora Vera Viana, acompanhada pelo violinista Sílvio de Medeiros.

Durante o discurso que fez, o secretário de Educação, José Santos Nunes falou da importância da valorização de nossa país, que tem índices bastante positivos em diversas áreas."Fiz questão de ressaltar isso, porque muitas vezes criticamos o Brasil e deixamos de lado os aspectos positivos que engrandecem nossa terra. Temos que elevar nossa auto-estima e valorizar mais nosso país", salientou.  O prefeito Carlos Stüpp também fez um discurso voltado para a valorização da Pátria. "No ano inteiro temos que falar bem e praticar ações que colaborem para o engrandecimento de nossa gente. Mas, nessa Semana da Pátria, especificamente gostaria que cada um fizesse uma reflexão e avaliasse o quanto estamos comprometidos com nosso país", destacou o prefeito.

Os eventos em comemoração do Dia da Pátria prosseguem nesta quinta-feira (06), quando integrantes da Apae, Joana de Angelis, Martinho Ghizzo, João XXIII, Estrelinha Brilhante, Pio XII e Conselho Comunitário desfilam no bairro Passagem, a partir das 09h30. A Semana da Pátria encerra na sexta-feira, dia 07 de setembro, com o tradicional desfile da Pátria, a partir das 8h15, na avenida Marcolino Martins Cabral. Neste ano, cerca de 50 grupos vão passar pela avenida, representando estabelecimentos de ensino, entidades civis e militares, associações esportivas, centros de tradição gaúcha, entidades assistenciais, movimentos populares, entre outros.

Mais uma vez, um grande público é esperado, por isso, os organizadores pretendem agilizar ao máximo o desfile dos grupos. "Vamos organizar o desfile por blocos, permitindo assim que as entidades se apresentem mais rapidamente e que o público possa prestigiar o evento até o final", comenta o secretário-adjunto de Educação, Crésio Antunes.

Fonte:ASCOM/PMT