Se reuniram nesta segunda (03), na Câmara de Vereadores de Treze de Maio a equipe técnica bem como os representantes de entidades de classes civis do município para mais uma etapa do Plano Diretor.  O Plano Diretor é um documento que vai estabelecer diretrizes para a ocupação e desenvolvimento da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

É um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade. É processo de discussão pública que analisa e avalia a cidade que temos para depois podermos formular a cidade que queremos. Desta forma, a prefeitura em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais. Na ocasião, foi feito o diagnóstico, que compreende o levantamento e a estruturação de todos os dados necessários à perfeita compreensão da realidade municipal, e resulta da síntese entre a leitura técnica feita pelos diversos especialistas envolvidos no processo e a leitura comunitária, elaborada a partir de oficina participativa, detalhadas neste documento, com identificação dos pontos negativos, ou problemas, e dos pontos positivos, ou potenciais, relacionados com o desenvolvimento municipal.

Para o Secretário de Administração e Finanças do município, Ailton Ghizzo de Pieri, o Plano Diretor, está dando ênfase para o correto desenvolvimento do município, "é através dele que vamos "planejar" o futuro da cidade, bem como seus potenciais, para que estes recursos sejam realmente aproveitados de maneira à dar sustentabilidade, desde fatores de saneamento básicos até mesmo na parte econômica de Treze de Maio", explicou.

Fonte: Prefeitura de Treze de Maio