O programa Educação e Cidadania é um projeto desenvolvido pelo CMDCA em parceria com a secretaria de Saúde e Assistência Social e a secretaria de Educação Cultura e Esportes. Com o objetivo de atender crianças em risco social e pessoal, o projeto prevê o fortalecimento dos vínculos familiares e questões de relacionamento entre escola/família/sociedade, promovendo a inclusão social, através de atividades como: oficinas de artesanato, desportivas de lazer, apoio pedagógico, psicológico e social.

As crianças são atendidas fora do horário regular das aulas, as que estudam a tarde chegam pela manhã, fazem lanche e almoçam antes de ir para a escola e as que estudam pela manhã chegam para o almoço e fazem lanche a tarde.  As atividades tiveram inicio no dia 03 de outubro com a participação de 30 crianças, sendo 15 em cada período,os encontros acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, crianças e adolescentes que participam do projeto são selecionados pelos agentes do conselho tutelar e pelo juizado da infância e juventude.

O projeto conta com uma equipe técnica tendo como coordenadora pedagógica Cristiane V.A. Machado, a assistente social Francisca Leonel da Silva, a psicóloga Daniela Gesing, merendeiras e pessoal para os serviços gerais, conta ainda com apoio de duas educadoras que fazem trabalho voluntário, assim como o grupo de mulheres de São Ludgero que desenvolvem atividades artesanais, conta ainda com o apoio da ABRASP ( Associação Brasileira de Saúde Popular) que nas quartas-feiras faz as refeições e cultiva a horta, promovendo uma alimentação alternativa aos alunos.

Para a secretária de educação Célia B. Buss, este projeto trará resultados positivos a nossa sociedade em médio prazo, "é através da educação que podemos promover a inclusão social, as crianças e adolescentes que participam das atividades vão agregar conhecimento para si e para todos de sua família". A secretária de saúde Nilva S. Pickler diz que a parceria das secretarias e o conselho tutelar trará bons resultados " sabemos da importância social de um projeto como esse, sabemos também do comprometimento de todos que participaram para torna-lo realidade, estão de parabéns as instituições e os voluntários, provamos que juntos podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas do nosso município".

Fonte: Balbinot Comunicação