O exemplo pode vir de perto. O município de Imbituba possui um canil público para o qual foram levados aproximadamente 800 cães tirados das ruas desde outubro de 2006, quando as instalações começaram a funcionar. Os animais capturados são levados ao abrigo, alimentados, medicados, vacinados e, em algumas situações, castrados.Com o objetivo de conhecer o programa de captura e abrigo de cães de rua de Imbituba, uma comitiva de Capivari de Baixo, liderada pelo secretário de Agricultura Braz da Silva, visitou o canil público para levantar informações necessárias e verificar a possibilidade de instalar um abrigo para cães e outros animais de pequeno porte em Capivari. "Os animais de rua, além de representar ameaça a saúde pública através de inúmeras doenças, comprometem a limpeza de nossas ruas e praças", diz o secretário.
Para ele cada dia que passa torna-se necessário tirar os animais das ruas do município. "É fundamental ter uma estrutura de forma adequada para tirá-los das ruas. Há em nosso município a preocupação de nossas autoridades em resolvê-la" revela. Além do secretário, fizeram parte da comitiva o diretor Moacir Machado Izidro e José Tadeu Machado, o agrônomo da Epagri, Antonio Paulo Filgueiras. Todos acompanhados pelo veterinário responsável pelo canil de Imbituba, Édio Souza de Oliveira.
Implantação do abrigo em fase de estudos
De acordo com o secretário de Administração e Finaças de Capivari de Baixo, João Batista Luciano, o abrigo no município passa por um levantamento de custos. "Estamos estudando valores para que possamos elaborar o projeto e, posteriormente, realizar os trâmites corretos para a implantação", diz o secretário. Ele ainda afirma que há necessidade do abrigo no município. "Precisamos tirar os animais das ruas o quanto antes", relata.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Capivari de Baixo